terça-feira, 11 de abril de 2017

Vereador Gilson da Bacaba apresenta indicação para a conclusão das obras do Centro de Iniciação ao Esporte e Praça da Juventude

Na sessão legislativa desta segunda-feira, 10 de Abril de 2017, defendi a Indicação nº 307/2017, onde solicitei ao Excelentíssimo Senhor ERIK AUGUSTO COSTA E SILVA, Prefeito Municipal Balsas, que tome as seguintes providências:
·           Inicie a obra de construção do Centro de Iniciação ao Esporte-CIE no bairro Cohab Nova.
·     Dê continuidade na obra de construção da Praça da Juventude, no bairro São Francisco.

        A construção do Centro de Iniciação ao esporte e da Praça da Juventude representam grandes esperanças de vencer a criminalidade e diminuir a violência no nosso município em função da inserção da juventude no esporte, entretanto, tais obras não estão tendo prosseguimento e a população teme que as mesmas nunca saiam do papel. Em função disso, solicito que o Poder Executivo providencie os meios legais necessários para que não percamos essas obras e para que tenham seu prosseguimento e conclusão.

            

Vereador Gilson da Bacaba apresenta indicação para a região dos povoados Imbira Branca, Ferreira, Porto do Izidoro e Baixa Funda

Na sessão legislativa desta segunda-feira, 10 de Abril de 2017, defendi a Indicação nº 308/2017, onde solicitei ao Excelentíssimo Senhor ERIK AUGUSTO COSTA E SILVA, Prefeito Municipal Balsas, que tome as seguintes providências na região dos povoados Baixa Funda, Ferreira e Porto do Izidoro:
·      Que realize a recuperação da estrada que liga os povoados Imbira Branca ao Ferreira e Ferreira até Porto do Izidoro.
·              Que realize a recuperação da estrada de acesso ao povoado Baixa Funda.

As referidas regiões possuem centenas de moradores que passam por grandes dificuldades de locomoção principalmente no período das chuvas. Essas estradas são rotas escolares e que interligam diversas comunidades, como a Passagem Funda, Santa Clara, Castelo, Sicupira, Cabaceiro, Sossego dentre outras, por isso, a recuperação de tais estradas traria grande benefícios para muitos cidadãos balsenses.


quinta-feira, 6 de abril de 2017

Vereador Gilson da Bacaba participa de reunião no bairro Bacaba sobre a planificação da saúde


Reuniões nos bairros fazem parte da planificação na área da saúde, onde as equipes estão recebendo treinamento e qualificações.

Está sendo anunciado também os médicos que estarão atendendo o dia todo nos Postos de Saúde.

O Secretário esteve ainda com a equipe visitando o posto de saúde do bairro Bacaba.
Estiveram presente nesta reunião os Vereadores Graciliano, Gilson da Bacaba, Luzivaldo e Niltinho.
O secretário me informou ainda que uma empresa foi contratada para montar os equipamentos odontológicos e que dentro de 15 dias é para todos os gabinetes estarem funcionando. O secretário respondeu vários questionamentos da comunidade.
Acreditamos e os atendimentos melhorarão bastante com isso e continuaremos cobrando para que a população possa ter uma saúde de qualidade.






Vereador Gilson da Bacaba participa de reunião para tratar sobre o reajuste salarial para os professores de Balsas

Estivemos reunidos na manhã de hoje com os professores do nosso município discutindo os reajustes salariais. 
Novas reuniões ficaram marcadas para as semanas seguintes.





terça-feira, 4 de abril de 2017

Vereador Gilson da Bacaba solicita conclusão da nova UBS do Bairro Bacaba e funcionamento do Consultório Odontológico do posto de saúde em funcionamento

Na sessão legislativa desta segunda-feira, 03 de Abril de 2017, apresentei a indicação nº266/2017, onde solicitei ao Excelentíssimo Senhor ERIK AUGUSTO COSTA E SILVA, Prefeito Municipal Balsas, que sejam tomadas as seguintes providências nos postos de saúde do bairro Bacaba:
·    Que seja concluída a construção do novo posto de saúde que se encontra com as obras bem avançadas;
·      Que seja colocado de imediato o funcionamento do Consultório Odontológico do posto de saúde recém-reformado;
·      Que seja construído um novo consultório médico para atender a demanda dos médicos destinados ao posto recém-reformado;

O novo posto de saúde do bairro Bacaba já está com 70% de sua construção concluída, e a população espera ansiosa pela finalização da construção do mesmo, uma vez que a região do bairro bacaba é muito grande e com muitas pessoas que precisam de atendimento público de saúde. Além disso, é necessário que se coloque com urgência em funcionamento o consultório odontológico da UBS desse bairro, pois o mesmo se encontra quebrado e um novo conjunto odontológico se encontra há mais de dois meses aguardando ser montado, e mais um consultório médico precisa ser construído nessa UBS recém reformada pois no momento há duas médicas atendendo nesse posto e quando as duas necessitam atender no mesmo horário uma fica sem sala, e com a planificação provavelmente mais um médico será contratado, agravando ainda mais a situação do espaço.



Vereador Gilson da Bacaba apresenta indicação para o povoado Jenipapo

Na sessão legislativa desta segunda-feira, 03 de Abril de 2017, apresentei a indicação nº270/2017, onde solicitei ao ao Excelentíssimo Senhor ERIK AUGUSTO COSTA E SILVA, Prefeito Municipal Balsas, que tome as seguintes providências no povoado Jenipapo:
·      
      Que realize a perfuração de um poço artesiano para atender aquela comunidade.

Os moradores do povoado Jenipapo, embora próximos à zona urbana da cidade, ainda sofrem com problemas básicos como o abastecimento de água e infraestrutura. É de grande importância que se possa estar sanando essas problemáticas com urgência em virtude dessa ser uma região com um grande número de famílias e desse problema de abastecimento de água já estar se alastrando há longos anos. Portanto, solicito que um poço artesiano seja perfurado o mais rápido possível para abastecer aquela comunidade. 

Vereador Gilson da Bacaba apresenta indicação para as ruas Teodorico Fernandes, 11 e 03 do Bairro bacaba

Na sessão legislativa desta segunda-feira, 03 de Abril de 2017, apresentei a indicação nº265/2017, onde solicitei ao Excelentíssimo Senhor ERIK AUGUSTO COSTA E SILVA, Prefeito Municipal Balsas, que realize a recuperação do calçamento da Rua Teodorico Fernandes e Rua 11 do bairro Bacaba, bem como realize a continuação do calçamento da Rua 03, interligando com a Rua 22 do bairro Bacaba.
 Os blocos de paralelepípedos da Rua Teodorico Fernandes e Rua 11 do bairro Bacaba estão se soltando em função do grande volume de água advindo do sistema de drenagem realizado na Rua São Pedro.            Os moradores dessas duas ruas que se interligam estão muito insatisfeitos com o problema gerado para os mesmos, pois a drenagem não foi feita até o final da mesma e as águas pluviais que foram transferidas para ela dificultam o acesso dos moradores em suas residências. Além disso, a população anseia pela continuação do calçamento da Rua 03, interligando com a Rua 22, para melhorar a trafegabilidade naquela região. 


segunda-feira, 3 de abril de 2017

Vereador Gilson da Bacaba solicita recolocação em tramitação do Projeto de Lei sobre o Transporte Coletivo no Município de Balsas

Depois de reuniões com o Poder Executivo municipal eu solicitei ao Presidente da Câmara Municipal que retorne para a pauta de tramitação nas comissões o Projeto de Lei nº018/2016, que dispõe sobre a instalação de transporte coletivo no município de Balsas, Este projeto estava arquivado desde outubro de 2016. 
Tal projeto é aguardado com ansiedade pela sociedade que tanto tem sofrido com a falta de ônibus de transporte público, e essa causa vem sido abraçada pela nova administração, onde o prefeito deseja a aprovação do mesmo o mais rápido possível.
Espero que consigamos de fato que esse serviço retorne para Balsas, para beneficiar principalmente à população mais carente que não tem veículos e que necessita ter o seu direito de locomoção garantido.


Vereador Gilson da Bacaba cobra melhorias no atendimento do Hospital Balsas Urgente

Enviei para o Prefeito Erik Augusto o ofício nº034/2017, onde cobrei ao prefeito melhorias no atendimento do Hospital Balsas Urgente, pois estive presenciando diversos fatos que prejudicam o bom atendimento da população e que sendo resolvidos melhoraria bastante a situação de quem precisa de atendimento nesse hospital.



Na sessão legislativa da segunda-feira, 27 de março de 2017, esteve presente o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Infraestrutura, Celso Henrique Borgneth, juntamente com a sua equipe dessa secretaria para responderem o Requerimento nº 002/2017, onde convoquei o secretário para apresentar informações de todas as obras paradas e abandonadas do nosso município. Na sessão foi repassado a real situação em que se encontra cada obra do município e a situação das emendas parlamentares destinadas a nossa cidade. Foi informado que a situação da maioria das obras está complicada de se resolver em virtude da maioria das mesmas terem iniciado ainda em 2012, estando assim há mais de quatro anos atrasadas. Sendo assim, os valores de mercado projetados no início dessas obras não são mais os mesmos, o que coloca a prefeitura em uma situação complicada, pois a mesma teria que fazer as compensações financeiras para tais conclusões, podendo de acordo com a secretaria de infraestrutura algumas dessas ficarem perdidas por inviabilidade financeira. Outro ponto mencionado é que se tem notificado algumas construtoras a se manifestarem em suas respectivas obras, mas as mesmas não têm se manifestado, o que está levando a administração a tomar medidas judiciais no sentido de tentar reverter os referidos prejuízos. Com relação ao prédio da nova rodoviária, as alegações foram de que o terreno em que ela está construída não seria da prefeitura e que o local em torno da mesma não oferece segurança à população. Digo que as questões burocráticas e a morosidade nas ações permitiram chegarmos a uma situação complicada com relação às obras, pois muitas foram as nossas lutas para tais conclusões e poucas obras foram concluídas. Obras como o posto de saúde da Bacaba, Catumbi, Tresidela, Açucena Velha, Açucena Nova, Batavo, Ferreira, Baixa Funda, São Pedro, dentre outras, foram entregues, mesmo sem a qualidade esperada, fruto de uma luta constante minha e de outros. E por isso continuarei com essa luta para que mais obras sejam finalizadas.


A Câmara de Vereadores de Balsas aprovou nessa última segunda-feira, 27 de Março de 2017, uma Moção de Repúdio contra o Secretário Estadual de Meio Ambiente e contra a Superintendente de Biodiversidades e Áreas protegidas do estado do Maranhão de minha autoria, que contou com o apoio do IDERB - Instituto de Defesa do Rio Balsas.

Em visita realizada à sede da SEMA em São Luís, a Superintendente de Biodiversidades e Áreas Protegidas, senhora Janaína Dantas, me relatou os seguintes pontos:
·              Que a área em torno das cabeceiras das nascentes do Rio Balsas estariam preservadas;
·              Que lá se podem fazer lavouras e pastagens para a criação de gado;
·             Que têm que haver mesmo as lavouras para alimentar o mundo;
·             Que independente do estudo que a referida secretaria está fazendo para atualizar esta APA que foi criada pelo Decreto 14.968, de 20 de Março de 1996, não mudará em nada a exploração nessa área;
·       A mesma me perguntou se eu não via todos os dias na globo o comercial sobre a importância do agronegócio. Agro é tech, agro é pop, agro é tudo. Comercial este que objetiva a valorização e fortalecimento do agronegócio brasileiro e incentiva suprimir cada vez mais os recursos naturais;
·           A mesma relatou sobre a colonização do Brasil, que quando os colonizadores chegaram só havia florestas, mas com o desenvolvimento tudo foi mudando;
Não esperava me deparar com um posicionamento de alguém ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente contra o meio ambiente e favorável ao agronegócio, sobretudo de alguém que comanda as áreas protegidas do estado do Maranhão. Nada contra o agronegócio, mas vejo que pelo menos a floresta que ainda resta entorno das cabeceiras do nosso Rio Balsas deveria sim ser protegida.
Além do mais, tenho informações de que o Secretário Estadual de Meio Ambiente estaria em posse de uma foto de uma arara da região das cabeceiras do rio Balsas e com isso estaria dizendo que lá estaria tudo preservado, o que não é verdade, pois as três expedições realizadas, sendo uma pela Câmara Municipal e duas por uma ONG aqui da cidade e as visitas por mim realizadas mostram como é visível o desmatamento e o cultivo de lavouras nas áreas em torno das cabeceiras das nascentes do Rio Balsas, bem como as queimadas e o pisoteamento em torno da área das nascentes por gados e porcos. Além disso, os ribeirinhos da região têm se mostrado preocupados com os avanços do desmatamento e cultivo de lavouras nas cabeceiras das nascentes do Rio Balsas em virtude dos agrotóxicos que podem chegar até o rio e a diminuição gradativa do volume de água do mesmo.
Em um rápido diálogo com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, senhor Marcelo Coelho, quando ele esteve em Balsas na ocasião do aniversário da cidade no último dia 22 de março de 2017, o mesmo me afirmou que a equipe dele havia estado na região das nascentes no final de 2016 e que não detectaram agressões ambientais nas áreas em torno das cabeceiras do Rio Balsas. A mesma afirmação o referido secretário deu também a um representante de uma determinada ONG ambiental de Balsas quando o ambientalista esteve visitando o gabinete do secretário em São Luís.
O Decreto 14.968, de 20 de Março de 1996, tinha como objetivo a proteção da Reserva de Recursos Naturais na nascente do Rio das Balsas, considerando que a nascente do Rio Balsas, no ponto de encontro da Chapada das Mangabeiras com a Serra do Penitente teria capacidade para servir como suporte para a vida animal e vegetal, além de apresentar potencial para garantir a diversidade genética de espécies típicas dos cerrados maranhenses.
De acordo com o Art. 4º desse decreto, a flora, as terras e as belezas cênicas naturais ficariam protegidas e sujeitas a regime especial, conforme o disposto no Código Florestal e na Lei de Proteção à Fauna, sem exclusão de quaisquer outras normas existentes no País e no Estado.
            Segundo o Art. 5.º, ficaria proibida a exploração dos recursos naturais da área, com exceção da realizada por meio de extrativismo tradicional, já existente naquela data e praticado por populações nativas em bases sustentáveis, e por meio de científicas devidamente autorizadas pela autoridade competente.
            Diante da omissão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para com a área das nascentes do Rio Balsas, uma vez que desde 1996 não fizeram cumprir o decreto supracitado, e pelos posicionamentos do Secretário e da Superintendente de Biodiversidades e Áreas Protegidas, em afirmarem que essa Área de Preservação estaria preservada, é que manifesto aqui os meus votos de repúdio, indignação, descontentamento e desconfiança para com os trabalhos desta secretaria por não estar dando a devida importância no que tange a preservação das nascentes do Rio Balsas, que é o maior bem natural da sociedade Balsense e de vários outros municípios banhados por este rio.
            Estendo também os meus votos de repúdio ao Governador Flávio Dino diante do posicionamento dos auxiliares dele na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
            Mesmo diante de toda a omissão dessa Secretaria e do Governo Estadual para com a referida APA, iremos sim continuar lutando em defesa das nascentes do Rio Balsas.