Na última terça-feira, 28 de junho de 2016, me desloquei em companhia do Vereador Eumar Lopes, de um oficial de justiça do Ministério Público Estadual e da polícia militar, até a região das nascentes do rio Balsas, onde foram notificados os produtores daquela área que estão fazendo a exploração da Área de Preservação Ambiental das Nascentes do Rio Balsas.
Os produtores receberam uma notificação de recomendação do Ministério Público Estadual para que parem imediatamente a exploração das referidas áreas, e deem informações em um prazo de 10 (dez) dias a contar do recebimento da notificação para se explicarem perante o Ministério Público sobre as explorações dentro da reserva ambiental. Além disso, foi solicitado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente que suspenda todas as licenças ambientais para a exploração dessas áreas.
Foram notificados dois grandes produtores, e alguns ribeirinhos. Outros proprietários de áreas desmatadas não foram localizados, mas continuaremos em busca dos mesmos para que também sejam notificados.
Um dos representantes de uma das fazenda informou à comissão que em virtude de terem tomado conhecimento da real situação da referida área ambiental, por meio dos vereadores Gilson da Bacaba e Nelson Ferreira, suspenderam os trabalhos de leiramento que vinham sendo executados. Informou ainda, que a fazenda está disponível para fazer a revitalização e cercamento de algumas nascentes que se encontram assoreadas e pisoteadas por animais.
Com relação a uma criação de porcos próxima à nascente principal do Rio Balsas, o oficial de justiça aconselhou o proprietário a extinguir de imediato a referida criação, pois a forma como os animais estão sendo criados está irregular.
Este foi um passo importante em defesa das nascentes do nosso rio, que é o bem mais precioso do nosso município.
Não descansarei enquanto as áreas das nascentes do nosso rio estejam protegidas, e a minha luta será para que essas áreas sejam transformadas em um parque municipal ou estadual.